Deprecated: Required parameter $field follows optional parameter $post_id in /home4/hubmovei/public_html/wp-content/plugins/advanced-custom-fields/includes/acf-value-functions.php on line 57

Deprecated: Required parameter $field follows optional parameter $value in /home4/hubmovei/public_html/wp-content/plugins/advanced-custom-fields/includes/acf-value-functions.php on line 169

Deprecated: Required parameter $value follows optional parameter $key in /home4/hubmovei/public_html/wp-content/plugins/advanced-custom-fields/includes/ajax/class-acf-ajax.php on line 76
Sitting is the New Smoking (Sentar é o novo fumar). Entenda o problema e como evitar. - Hub - O novo jeito de Mobiliar

Sitting is the New Smoking (Sentar é o novo fumar). Entenda o problema e como evitar.

Esta frase muito utilizada atualmente dentro do mundo corporativo mostra o quanto as empresas estão preocupadas com a saúde de seus colaboradores.
Realmente, observando os efeitos de uma vida sedentária é possível afirmar que a tradução livre “o sedentarismo é o novo tabagismo” tipifica muito bem os efeitos de uma vida sedentária dentro do escritório.

OS MAIORES MALES DO SEDENTARISMO NO ESCRITÓRIO?
Manter-se sentado, muitas vezes em postura inadequada por longos períodos prejudica de forma significativa a saúde do funcionário, diminui sua produtividade e, até mesmo, seu nível de felicidade / engajamento.

Estudos recentes comprovam que permanecer em pé (sem movimentação) consome mais energia do que trabalhar sentado (cerca de 20%) e também pode provocar malefícios como dores lombares, por exemplo. Por outro lado, estes mesmos estudos mostram que movimentar-se enquanto em pé diminui os efeitos que a posição estática pode causar ao corpo humano.
Assim, surge um conceito muito interessante e que já está sendo aplicado por muitas empresas que é fornecer aos colaboradores a possibilidade de movimentarem-se durante seus turnos de trabalho, alternando entre as posições sentado e em pé.

COMO PROPORCIONAR UM AMBIENTE MAIS ERGONÔMICO?

Ao contrário do que muitos podem imaginar, não são necessários grandes investimentos para tornar o ambiente de trabalho “ergonomicamente amigável”. Confira esses 4 passos simples:

  1. Busque um layout que favoreça a entrada de luz natural no ambiente de trabalho. Isso gera bem-estar, aliviando os níveis de estresse.
  2. Forneça áreas onde o usuário, mesmo sentado, mude sua postura por alguns minutos em sofás ou poltronas espalhados de forma a obrigar as pessoas a andarem para chegar lá.
  3. Disponibilize mesas altas para trabalho e espaços para reuniões rápidas em pé (veja outras dicas de como otimizar suas reuniões matinais – clique aqui).
  4. Crie ambientes colaborativos no escritório. Ofereça espaços de trabalho que disponham versatilidade de usos e abrigue diferentes tipologias de trabalho.

DICA DE OURO:

A utilização de móveis com múltiplas funções otimiza e melhora o aproveitamento dos espaços de trabalho, possibilitando a criação de diferentes ambientes dentro do escritório, sem onerar custos. Além disso, esse mobiliário pode proporcionar redução de custos com infra-estrutura, evitando a utilização de divisórias piso-teto, instalação de aparelhos de ar-condicionado e iluminação.

Um exemplo dessa tipologia de móveis são as mesas altas ou com regulagem de altura e as poltronas com prancheta:

Com apenas uma hora em pé e/ou se movimentando por dia, durante o turno de trabalho, um empregado sentirá maior vigor, reportará melhora geral em seu bem estar, estará mais focado e será mais produtivo.

Agora que você sabe os benefícios de um escritório ergonomicamente amigável, experimente realizar pequenas mudanças em seu layout para observar grandes resultados em sua equipe. Você perceberá um aumento motivacional e maior índice de engajamento do seu time.

Compartilhe:

RELACIONADOS

Como os Móveis Influenciam na Ergonomia no Trabalho?

A ergonomia no trabalho é extremamente importante e deve ser levada em conta na hora do projeto. Saiba como os móveis podem afetá-la!

Ergonomia no Escritório — 4 Itens que Não Podem Faltar

Ao mesmo tempo em que proporciona conforto aos profissionais, a ergonomia no escritório ajuda a evitar Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e acidentes. Por essa razão, é essencial escolher o mobiliário adequado e observar diversos detalhes ao organizar a empresa.  Confira cinco itens muito importantes que podem fazer a diferença na qualidade de vida da […]

Móveis como Serviço? Conheça o FaaS (Furniture as a Service)

O que é mobiliário como serviço? Analisando a nova realidade do mundo, tanto economicamente quanto comportamental, notamos que diversos segmentos tradicionais migraram para o que chamamos de Mundo “as-a-service”. Quando foi a última vez que você comprou um DVD? Com tantos aplicativos de transporte, ter um carro ainda é vantajoso? São inúmeros os segmentos com […]

quero mobiliar com a hub
fale conosco

Fale com a gente

Se você tiver dúvidas ou precisar de mais informações, entre em contato com a gente.
Preencha o formulário e envie sua mensagem.

Telefone +55 11 4081-1075
Voltar ao Topo